quarta-feira, 24 de outubro de 2012

TRUTA SALMONADA AO MOLHO DE BLUEBERRIES


 Levemente agridoce com fundo ácido. Perfeito!

Eu tinha na geladeira uma truta salmonada e só. Tinha também blueberrys que uso nos smothies. Será que essa combinação daria certo?
Encontrei uma única receita no New York Times e não tive dúvida! Tiro certo.


Eu acrescentei por minha conta os grão de 3 bagos de cardamomo porque achei que combinaria bem com o anis estrelado. E ficou uma delícia.


Refogue na manteiga as chalotas ( cebolas pequenas) e o alho.


Acrescente a canela ou anis estrelado, os ramos de tomilho e o vinho e o vinagre.


Acrescente os blueberries e o mel e deixe reduzir o molho.Mais ou menos 15 minutos de fervura em fogo baixo.



 Coloque o peixe em folha de papel alumínio e levante  as extremidades para o molho não fugir.Faça cortes por cima do peixe antes de colocar o molho para que entranhe bem o sabor. Deixe por uns 15 minutos ou mais.

Leve ao forno até que o salmão fique bronzeado.



Eu quero mais!!! Testado e aprovado!



ingredientes
1 filé inteiro de truta salmonada ou salmão
Sal 
2 chalotas, (cebolas pequenas) descascadas e cortadas em fatias finas muito finas
1  copos 
e meio de vinho branco  ( de boa qualidade)
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
4 ramos de tomilho fresco
2 paus de canela, divididos ao meio ( eu usei anis estrelado)
1 e 1/3 copo blueberries ou mirtilo ( como conhecemos no Brasil)
4 colheres de sopa de manteiga sem sal 9 usei manteiga sem leite)
2 colheres de sopa de mel
Pimenta malagueta ou qualquer outra da sua preferência


preparação
 Tempere o peixe generosamente com sal e deixe descansar em temperatura ambiente enquanto você prepara o molho. Ligue o forno a 220 graus.

Em uma panela média em fogo baixo, cozinhe junto chalotas, vinho, vinagre, tomilho, canela e uma pitada de sal até que a maior parte do líquido tenha evaporado, de 15 a 20 minutos. Acrescente os blueberries, manteiga e mel e cozinhe até amolecer os blueberrys e transformar a cor molho em violeta. isso leva de 2 a 4 minutos
Coloque o salmão na assadeira.Despeje o molho e os blueberrys por cima do salmão e tempere com pimenta. Asse até que o salmão fique bronzeado. Mais ou menos de 20 a 30 minutos.

Enjoy!

4 comentários:

  1. Minha mae de Deus.Deve ser tudo de bom.com
    Nao vejo a hora de fazer.Estas fotos maravilhosas me dao uma vontade de correr agora mesmo pro fogao e fazer.....mas agora eu nao posso.So fim de semana.
    Me aguradem com noticias.

    ResponderExcluir
  2. Deinha, adoro o seu ânimo! Mais ainda, amo o tanto que você gosta do blog. Pode ter certeza que é mesmo uma delícia! Você e o Tim vão gostar, tenho certeza!Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudia, eu adorei esta tua receita, consigo imaginar o perfume dos temperos,
    obrigada por excelente partilha, um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Duxa! Que prazer ter você po aqui na minha singela cozinha. Esta receita realmente é uma delícia. A mistura de sabores é inusitada e muito me agradou. Amo o seu blog de paixão. Parabéns pelo cuidado das receitas e beleza das fotografias. Um forte abraço.

      Excluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...