segunda-feira, 8 de outubro de 2012

NESSA COZINHA TEM...

Incentivando crianças


Neste mê de outubro vamos voltar o olhar para as crianças e suas brincadeiras na cozinha.

O texto abaixo não me pertence, mas comungo todas as premissas que constam nele. Ele foi compilado deste site AQUI. Tem tudo o que eu gostaria de ter escrito.

O que as crianças podem aprender enquanto cozinham?
Cozinhar é uma coisa que as crianças gostam quase tanto quanto comer. Elas adoram o processo todo de medir ingredientes, adicioná-los, criar formas, cores e texturas inusitadas e depois comer aquilo que produziram com tanta alegria. Até mesmo muitos adultos adoram ver prontas suas invenções culinárias, principalmente quando são elogiadas.
As crianças nem se dão conta do quanto estão aprendendo em meio a tanta diversão. Se você se perguntar o que exatamente as crianças estão aprendendo enquanto cozinham, talvez você se surpreenda com a quantidade de informações úteis que elas absorvem lavando, medindo ou cortando ingredientes, cozinhando ou assando – com você ou sozinhas, neste caso os mais velhos.
Sem contar o fato de qua quando cozinham, ou ao menos ajudam na cozinha, as crianças ficam muito mais receptivas a novos sabores e texturas. Aceitam mais variedades de alimentos. Ótimo!

Matemática:
Contar
Fracionar
Medir (volume)
Pesar
Seqüenciar (o que vem em 1o., 2o., 3o., etc)
Formas
Cores
Resolução de problemas, caso algo dê errado

Leitura:
Melhora a capacidade da criança em ler – ela pode e deve ler receitas
Incrementa o vocabulário

Ciências:
Aprende os diferentes grupos alimentares
Aprende a experimentar
Estados físicos: gasoso, líquido e sólido
Crescimento dos alimentos
Alterações nos alimentos durante o cozimento
Desenvolve os 5 sentidos: paladar, tato, audição, visão e olfato
Observa processos de fermentação, fervura, etc

Geografia:
Receitas típicas regionais (e se você tiver um mapa-mundi em mãos, pode mostrar onde se localiza cada país das receitas em questão)
Tipo de solo adequado para cada tipo de alimento (também pode ser mostrado em mapas, as crianças adoram!)

Artes:
Criação
Criatividade, inventando suas prórpias receitas

História:
Receitas históricas – associar o período em que a receita foi criada/consagrada com fatos históricos ocorridos na mesma época
Receitas de família – a criança aprende suas próprias tradições familiares, a sua história familiar

Saúde:
Com comer de forma saudável
Como escolher ingredientes mais saudáveis
Boas maneiras:
Responsabilidade
Bons modos à mesa
Segurança
Limpeza
Trabalho em equipe
Compartilhar
Melhorar a auto-estima
Coordenação Motora:
Picar, misturar, bater, triturar, pulverizar, enrolar, etc ajuda a desenvolver a coordenação motora

É realmente incrível pensar em como uma única atividade reúne tanto ensinamento, além de ser uma diversão e tanto entre pais e filhos. É uma oportunidade que não deve ser perdida! Se você não leva jeito para cozinhar, que ao menos descasquem e piquem frutas juntos, ou batam uma vitamina no liquidificador.


Nessa cozinha tem..., é uma coluna do blog em que pretendo mostrar as cozinhas e seus sabores. Toda as cozinhas: grandes, pequenas, antigas, modernas, contemporâneas, com fogão de lenha ou de alumínio, de chão batido ou de porcelanato... Enfim, aonde há um fogão, há um sabor, há um segredo.
Neste mês das crianças, quero trazer para para esta coluna a imagem do fogãozinho da criança com suas deliciosas e mirabolantes invenções culinárias.
Começando com o fogãozinho da minha pequena e uma de suas receitas favoritas, convido você a buscar no fogãozinho da sua filha, do seu filho, dos seus netos, sobrinhos ou de qualquer criança que queira e conheça, uma imagem e uma receita favorita dela. Basta enviar uma foto da cozinha da criança e a receita ditada por ela, para o e-mail: gosteidmais@hotmail.com, que publicarei aqui. Caso a criança não tenha um fogãozinho, qualquer imagem do local aonde ela inventa suas comidinhas.

A Cozinha da Maria Clara Soares


Minha pequena agora dorme. Mas imagino que ela diria o que está abaixo. Amanhã se preciso for modifico o texto de acordo com a fala dela.

Receita:
Pegar 3 salsichas e colocar na panela para ferver. Quando estiver boa, colocar em um prato e partir em rodelinhas. Colocar uma porção de catchup, de mostarda do alemão e de balsâmico de uva. Eu amo!


A Cozinha da Alice Abras

Alice ainda é pequenina. Ela só tem 5 meses. Na cozinha dela se faz muitas mamadeiras. E a  que ela mais gosta é a de leite de soja. Ela já ganhou um livro que se chama "O livro de Cozinha da Alice". Vamos saber daqui a alguns anos, se ela vai colocar em prática algumas delas. Como na casa da Alice a alimentação é muito saudável, a mamãe dela espera que a pequena tenha um cardápio variado e nutritivo pela frente. E nesse fogãozinho, ela ainda vai fazer muita coisa gostosa!

8 comentários:

  1. Que legal!
    Neste fim de semana minha neta fez panquecas, só a massa, pois não gosta com recheio, até coloquei foto dela no face.
    Vou pedir a receita pra ela e te mando.
    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rosa! Mande mesmo a foto da cozinha dela e a receitinha. Vamos publicar.

      Excluir
  2. Ah! Mas certamente a receita dela será como as minhas, tudo no olhômetro, hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita de criança é assim mesmo. Da maneira como ela faz ou fala. Sem regras. Eu gosto dessa idéia.

      Excluir
  3. Que linda a minha afilhada! Vou gostar muito de comer essas salsichas com mostarda do alemão, ah! se vou! Gosto muito de salsicha, embora não coma muito.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Dindinha! Esse fogãozinho foi você quem deu quando ela fez 2 anos. Até hoje ela brinca muito com ele e faz receitas mirabolantes que a mãe não deixa ela comer no dia a dia.Uma delícia. Estou esperando a cozinha da Lelê e dos fofuchos da Fabiana.

      Excluir
  4. Ameeei a coluna, pura arte! Quem sabe mais pra frente não me arrisco e mando a minha cozinha para o blog também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GINA, QUERO A SUA COZINHA SIM COM AQUELE TANTO DE COISAS GOSTOSAS QUE VOCÊ E O TITI PREPARAM. ALÉM DISSO QUERO VER AQUI AS COZINHAS QUE VOCÊ PROJETA. NÓS SABEMOS QUE SÃO LINDAS, NÃO É?

      Excluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...