sábado, 6 de outubro de 2012

DESINTOXICAR


Limpar o corpo: questão de necessidade.


Não sou vegetariana mas a minha alimentação sempre tende para uma linha mais natural e saudável. Não comi carne durante toda a minha adolescência e tem 7 anos que ela está de volta ao meu cardápio. Mesmo assim nada de carnes sangrentas, churrascos e carnes com sabores acentuados. Não é meu forte. Não gosto do sabor.

Tenho investigado mais sobre alimentação e descobrindo a importância de desintoxicar através dos próprios alimentos. A partir de agora farei algumas postagens indicando nas tags se faz parte da alimentação detox.

Desintoxicar é deixar sair as toxinas, desenvenenar, limpar. Isso não se refere apenas a eliminar do organismo substâncias nocivas, como o excesso de aditivos dos alimentos industrializados, agrotóxicos, resíduos de medicamentos, de fumo, álcool, café, etc. Todos os dias, as tensões, estresse e emoções conturbadas da sociedade moderna e acelerada também poluem nosso corpo e mente, agravando a intoxicação geral e bloqueando os mecanismos naturais de eliminação de impurezas. Agredidos e com o sistema imunológico sobrecarregado, sentimo-nos esgotados, vulneráveis, irritados e ansiosos. Por isso, desintoxicar-se deve ser um hábito diário, e os alimentos desintoxicantes são os melhores parceiros de um organismo saudável, do equilíbrio emocional e do vigor mental. Esta é a sinopse de um livro que promete ser muito mais do que um guia de informações e receitas desintoxicantes. Alimentação Desintoxicante - Para Ativar o Sistema Imunológico. De Conceição Trucom, apresenta um novo conceito alimentar, é uma poderosa ferramenta para a transformação e aquisição de novos hábitos.
Saber utilizar os alimentos como forma de destoxificar (desintoxicar/limpar) nosso organismo é algo de muito valor, pois, diariamente temos o potencial de contato com cerca de 60 mil compostos tóxicos, como metais pesados, medicamentos, aditivos alimentares, resíduos de agrotóxicos, poluentes do ar, migrantes de embalagens etc.

Benefícios da Detox

A desintoxicação do organismo trazida pela detox trás muitos benefícios para nossa saúde entre eles:
- melhora da nossa saúde intestinal, essencial para a saúde de todos nosso organismo;
- melhora do funcionamento de nosso fígado, importante para a manutenção de outros orgãos, como os rins, que tambám têm seu funciomamento melhorado com a detox. Pessoas com esteatose hepática, acúmulo de gordura no fígado, davem fazer a detox para a melhora de seu quadro clínico;
- melhora da pele, órgão que reflete como nosso organismo está por dentro. Portanto, uma pele manchada ou com acnes pode significar excesso de toxinas;
- melhora do cabelo e unhas, algumas vitaminas são essenciais para a manutenção dos mesmos;
- auxilia na prevenção da hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes;
Alguns nutricionistas afirmam que o organismo é suficientemente inteligente para se livrar sozinho das impurezas. Outros não discordam, mas defendem que o detox é importante para facilitar o processo de purificação. Principalmente se você costuma consumir fritura, alimentos com gordura trans, superindustrializados ou cultivados com agrotóxicos, fumar e se expor muito ao sol e à poluição. " Resultado: células inflamadas. e tudo o que você não quer: resistência baixa, cansaço, pele opaca e peso extra.
O cardápio detox é farto em hortaliças, castanhas e sementes. As frutas também são bem-vindas. Mas o limão é o queridinho da dieta. que é rico em terpeno - substância que ajuda o fígado a eliminar as toxinas.  Ficam de fora: carne vermelha, açúcar, leite de vaca e derivados e aditivos químicos.

Sonia Hirsch é leitura obrigatória para quem deseja uma mudança de hábito alimentar. Ela é muito divertida, simples e profunda. Dê uma olhadinha no site dela aqui. A seguir algumas dicas da Sônia:
O arroz integral cozido longamente, às vezes a noite inteira, é o alimento mais medicinal que existe: fácil de digerir, fortalece o princípio vital e o sangue, harmoniza o sistema de aquecimento do corpo, suaviza os intestinos e ajuda a eliminação de toxinas através da urina.
O alho é uma cornucópia de virtudes para a saúde. Espanta vírus, fungos e outros hóspedes indesejáveis, desengordura, tonifica, relaxa, faz bem ao fígado e às glândulas, limpa o sangue.
A cebola não fica atrás: também é antisséptica, limpa e regulariza os rins e a bexiga, baixa a glicose no sangue, ajuda a absorver oxigênio.
O alho-poró reforça o alho e a cebola e dá um sabor especial.
O aipo, ou salsão, estimula a digestão e os intestinos, limpa os rins, alivia o reumatismo, acalma, nutre e tonifica; suas folhas têm um tipo natural de insulina.
E as folhas de bertalha são riquíssimas em cálcio, ferro, magnésio, clorofila e outras preciosidades, e ainda lubrificam os intestinos. Se não conseguir, pode substituir por chicória, cozidinha à parte em pouca água.

Sonia Hirsch tem uma série de livros muito interessantes que podem auxiliar na descoberta de novas formas de alimentação. Referências aqui.

 Referências:

2 comentários:

  1. Há dias não vinha aqui, Claudia, mas cheguei à conclusão que vou precisar muito das tuas receitas, pois a nutricionista fez uma série de restrições que só agora vou seguir, pois estava viajando.
    Bjim, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Ei Rosamaria. Estava te acompanhando na sua viagem, mas depois perdi o contato com as informações. Que bom que você poderá utilizar algumas receitas do meu blog. Olha fiz o lombinho agridoce das suas receitas. Ficou um sonho Depois você olha aqui no blog. Não fiz com costelinhas como você porque não como todas as carnes. Fiz também o bolo de abóbora que ficou ótimo também mas ainda não postei. Obrigada e beijos

    ResponderExcluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...