quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ARROZ DE COUVE-FLOR

BELEZA SE PÕE À MESA!


Quando vi esta receita não tive dúvida que queria fazê-la. Direto pra cozinha e mãos à obra! Primeiramente o meu encanto veio pela beleza e delicadeza da aparência. Fui me aprofundando e depois de recriá-la, me apaixonei pela textura e pelo sabor.

Preparo:

Primeiramente lave a couve flor e corte com a tesoura os menores buquês que conseguir.


Prepare um caldo de legumes. Esse foi o primeiro que fiz na minha vida. Nunca mais caldo de legumes comprado pronto.
Simples assim:
Peguei aqueles restinhos de legumes que a gente guarda de uma receita e que normalmente, na minha geladeira, sempre acabam se perdendo e cozinhei tudo em água com cravo, açafrão, curry em pó, alho partido com casca e sal.


Depois do caldo estar saboroso e cheiroso por demais, cozinhei a couve flor bem cortadinha e escorri em uma peneira. Passei a faca com cuidade para diminuir ainda mais o tamanho das florzinhas. Mas na realidade o melhor a se fazer é ralar a couve flor crua. Ela fica extremamente delicada. Eu experimentei e preferi, mas não tenho a foto para mostrar como ela fica linda, raladinha.


Refoguei a couve flor no azeite com alho, até apurar o gosto. 




E, vestido de festa, foi pra mesa ocupar o novo lugar do arroz convencional.

 Neste dia, servi com o salmão que já postei e ficou muito interessante o contraste dos sabores.

Ingredientes que eu usei para o caldo:

2 pedaços de alho poró
2 cenouras orgânicas
1 folha de loura
1 cravo
1 colherinha ( café) de curry
alguns fios de açafrão ( pode usar em pó se preferir)
4 dentes de alho cortados ao meio com casca
1 cebola cortada em 4 partes
5 rodelas de batata
Alguns fios de açafrão ou açafrão em pó
Cravo
Sal marinho
Cozinhar até os legumes ficaram macios. Escorrer e utilizar o caldo para o cozimento da couve-flor.

Ingredientes do arroz de couve-flor

1 couve-flor ralada ou cortada em buquês pequeninos e delicado.
Azeite
alho e sal.



2 comentários:

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...