terça-feira, 11 de setembro de 2012

BOLO DE LARANJA COM GENGIBRE

SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
 
 
Hoje eu acordei invocada com essas receitas de bolo e de massas sem glúten. Tudo sem cor, desbotada... Tudo bem que estou no começo dessa caminhada e sei que ainda vou encontrar o caminho. Mas vou falar que cansei daquelas misturas sem glúten , de bolo de farinha de arroz... 
Acontece que quando fazemos  a mistura das farinhas, precisamos de CMC, ou goma xantana para dar a consistência. São espessantes que substituem a liga que o glúten garante às massas. A questão é que a jornada diária de trabalho não me deixa sair para encontrar cada produto necessário para dar tudo certo.

Descobri uma loja aqui em B.H. que tem solucionado a minha vida. 

Decididamente fui lá hoje com a intenção de investigar um pouco mais sobre os ingredientes das massas. Sim, eu compro pães e alguns petiscos sem glúten para o lanche da tarde, mas tenho gostado demais de passear pela cozinha e fazer as receitinhas que tempos atrás eu costumava fazer. Como este gosto pela culinária, pela alquimia e pela criação está  crescendo a cada dia em mim, tenho que aproveitar para direcionar o meu fazer, para a cozinha sem glúten e principalmente sem a lactose, que no meu caso, tenho intolerância.

Descobri uma mistura de farinhas já com a goma xantana da marca Beladri.



Entrei no site da empresa para conhecer um pouco mais e peguei uma sugestão de bolo de laranja. Fiz algumas modificações e... sucesso total! Não acreditei no resultado. Bolo com gosto de bolo, com textura de bolo e principalmente... bolo com cor.

A receita:

Bata no liquidificador uma  laranja partida em pedaços com casca e sem sementes,  3 ovos e 1 xícara de óleo. Eu usei óleo de girassol.


Adicione 2 xícaras da farinha Beladri e 1 xícara de açúcar. Eu coloquei 1/2 xícara de açúcar refinado e 1/2 xícara de açúcar cristal com semente se baunilha.



Acrescentei ainda o suco de 1/2 tangerina porque achei a massa um pouco grossa. Eu não tinha mais laranja. Deu certo.


Aproveitei que havia gengibre em casa e ralei um pedaço pequeno.



Acrescente uma colher de fermento em pó e mexa delicadamente. Eu deixei cair mais de ma colher e a massa cresceu demais dentro do próprio copo do liquidificador, até começar a derramar.


Unte uma forma com óleo e polvilhe maizena. Eu coloquei um pouquinho do açúcar com baunilha no fundo da forma.


Olha só a maravilha que ficou!



Eu esperava ansiosamente pelo momento de partir. Meu maior receio era o de encontrar uma massa esfarelenta como sempre tinha acontecido nos outros que eu havia experimentado. Foi aí a surpresa maior...
Olhe a textura do bolo.
Incrível!


E o sabor? Melhor ainda!
Agora faça o seu e depois me conte se ficou assim, fofinho, saboroso e perfeito igual ao bolo de farinha de trigo.

Aliás, quem não tem nenhuma restrição ao gluten, pode fazer utilizando a própria farinha de trigo.


Receita original

1 laranja com casca e sem sementes
1xícara de óleo
1 xícara de aççar
2 xícaras de farinha Beladri
1 colher de fermento em pó.

Preparo

Bata tudo no liquidificador e por último acrescente o fermento em pó, misturando-o delicadamente.
Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Receita modificada


1 laranja com casca e sem sementes
1xícara de óleo
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar com baunilha
2 xícaras de farinha Beladri
suco de 1/2 tangerina
o quanto baste de gengibre ralado
1 colher de fermento em pó


Preparo
Bata tudo no liquidificador e por último acrescente o fermento em pó, misturando-o delicadamente.
Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos.


Um comentário:

  1. O visual do bolo está divino e vou tentar fazer. Só quero acrescentar que também já fiz tentativas com farinha de arroz e não gostei, mas descobri com uma vizinha que substituir a farinha por amaranto em flocos dá certo, fica gostoso e fofo, nem tanto quanto o trigo mas não fica seco. Vou pesquisar essa farinha pra comprar

    ResponderExcluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...