quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ABÓBORA RUG`S


Perfume de ervas!





O nome dessa abóbora é em homenagem ao meu amigo Rug's que nos presenteou com essa versão de abóbora assada. Eu nunca imaginei que pudesse ser tão gostosa. Ela fica com uma apresentação linda. Mas na correria da hora do almoço, sem luz natural, tempo fechado... Não me lembrei de fotografar com a máquina que tenho mais recuso e já sem tempo, saindo para o trabalho, cliquei com o celular mesmo. Mas podem acreditar que ela fica além de saborosa, muito bonita.

Para começar a conversa, essa receita é daquelas que você deve fazer com a porta da cozinha aberta para perfumar a casa inteira. O aroma é assim, de enlouquecer.

Para começar, lave-a  muito bem  e corte quantas fatias desejar de abóbora bem madura


Retire as sementes e mantenha a casca.



Reúna alecrim, tomilho, sálvia, salsa e coentro higienizados. Quando não tenho todas elas faço com as que estão na geladeira. Mas o tomilho não pode faltar.


Unte um tabuleiro e faça uma caminha com todas as ervas, para acomodar as abóboras.

Antes pré-cozinhe rapidamente as fatias em água sem sal. Digo rapidamente mesmo. Elas não podem ficar moles. Este cozimento é para acelerar o processo no forno. Retire-as da água, espere escorrer e pincele mel nos dois lados das fatias


Coloque as abóboras na cama de ervas que já preparou no início, tomando o cuidado de colocar bastante entre cada fatia. Eu costmo colocar ervas por cima também.
Polvilhe sal grosso.



Regue azeite por cima. Coloque uma quantidade honesta para que a casca não fique ressacada.
Leve ao forno coberta com papel alumínio.
Quando ela já estiver cozida al dente, retire o papel alumínio e deixe dourar.
Cozida al dente quer dizer firme e consistente.


Como sugestão que recebi da minha cunhada gourmet, Monica Souza, adicionei um pouco de castanha triturada por cima para dar uma crocancia e também para ficar mais charmosa. Aliás, a Mônica tenho aproveitado bastante os palpites dela. São ótimos! Ficou uma delícia com as castanhas. Eu utilizei castanha do Pará. É usual servir no mesmo recipiente que foi ao frno, para que se possa aproveitar as ervas quentes, exalando o aroma maravilhoso! Por isso já faça em um refratário bonito ara levar à mesa.




Abóbora Rugs

Fatias de abóbora ( moranga)
Ramos inteiros de tomilho, sálvia, salsinha, coentro e alecrim.
Azeite para regar
Mel para pincelar
Sal grosso para polvilhar

Corte a abóbora com casca, em fatias  e pré-cozinhe rapidamente sem deixar amolecer.
Pincele mel nas fatias de abóbora dos dois lados
Povilhe sal grosso
Arrume as fatias pré-cozidas na cama de ervas, intercalando um pouco de cada uma das ervas entre elas.

Asse em forno pré aquecido coberto com papel alumínio.
Pronto! Lembre-se de que a abóbora continuará cozinhando com o calor, mesmo fora do forno. Então não espere ela estar muito macia para retirá-la do forno. Também não retire-a ainda dura, ok? É só lembrar que ela fica muito gostosa mais durinha. Claro que se você preferir comer com ela desmanchando, fique à vontade! Encontre o ponto certo para o seu paladar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...