segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SABOR DO DIA - TORTA DE GRÃO DE BICO

Em dia com a saúde.

E por falar em saúde, estou fazendo um tratamento ortomolecular e a partir disso muitas mudanças estão em andamento. A primeira delas: retirar o glúten.
Não será possível! Essa foi a minha primeira reação. Como retirar a farinha de trigo da nossa vida?
Mas como tudo, foi só uma questão de tempo para ver que não dói, a gente não morre e que é possível uma alimentação rica e variada.
Sabem o que é melhor em tudo isso? A retirada do glúten nos deixa mais calmos. Isso é verdade e estou experimentando essa mudança na alma.
Existem vários sites e blogs que tratam com profundidade sobre o assunto. Eu ando pesquisando um cardápio novo, principalmente para o café da manhã e o lanche. Tenho feito viagens maravilhosas a respeito do assunto para compreender melhor como fazer as trocas. Com isso tenho descoberto tantas coisas interessantes como os grãos germinados, a quinua, o grão de bico e todo o resto que vou compartilhar porque GOSTEI DEMAIS!

TORTA DE GRÃO DE BICO COM PALMITO

Acabei de fazer essa torta para o almoço e ficou realmente deliciosa. Ela é leve e até a minha filha de 7 anos que tem  dificuldade em experimentar coisas novas comeu e repetiu.
Para ver o vídeo passo a passo clique aqui




Torta de Grão de Bico
Ingredientes:

250 gramas de grão de bico
1/2 quilo de batata
4 colheres de sopa de farinha de arroz
2 cebolas picadas
4 dentes de alho espremidos
Sal, molho de pimenta, orégano, cheiro verde e cebolinha a gosto
4 ou 5 colheres de óleo
Farinha de rosca sem glúten

Preparo
Cozinhe o grão de bico e, ainda úmido, amasse bem com o garfo ou passe pelo processador.
Cozinhe a batata e passe-a no espremedor de batatas.
Em uma panela, refogue com óleo o alho e a cebola até dourarem.
Acrescente a batata e o grão de bico e mexa bem. Coloque a farinha de arroz e os temperos mexendo até que fique tudo bem misturado.
Unte uma forma com um pouco de óleo e farinha de rosca. coloque metade da massa na forma, depois o recheio e por cima o restante da massa.
Polvilhe farinha de rosca por cima e, se preferir, enfeite com tiras de tomate. Leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos, ou até que fique dourada.

Para o recheio: palmito, ervilha, tomate picado, azeitona, cebola, alho, cheiro verde e temperos. Refogar primeiro o tomate. Depois acrescentar o palmito e os demais ingredientes mexendo bem, mas não deixamos secar muito, para que fique cremoso.o importante é o palmito ficar molinho


2 comentários:

  1. Essa torta eu experimentei e ainda levei uma marmitinha pra casa (adoro) Muito boa, podem fazer. Sou eu a Symon...

    ResponderExcluir
  2. RSRSRS. Verdade, gente! Eu gosto quando a Simon diz que uma determinada comida é boa porque ela é uma degustadora exigente. Nesse dia ela comeu aqui em casa e levou mesmo um pedaço pra ela. Amei!

    ResponderExcluir

Algumas pessoas me relataram que encontraram dificuldades para fazerem comentários. Sugiro que você escolha a opção nome/URL na caixa abaixo "comentar como". Coloque o seu nome e não precisa preencher a URL. Acredito que assim ficará mais fácil.

Você poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...